Cuidados e tratamentos para fortalecer as unhas!

by - junho 19, 2018

A fraqueza das unhas é um problema enfrentado por muitas mulheres e pode ser causada por vários motivos. Muitos tentaram todas as práticas conhecidas, mas continuam com unhas quebradiças.


O que causa a fragilidade das unhas:

Acetonas ou esmalte em excesso ressecam e as tornam quebradiças, opacas e com manchas brancas na superfície.
Uma dieta pobre em nutrientes e vitaminas.
Produtos químicos, como detergentes e alvejantes.
Fungos ou bactérias que são depositados nas unhas.
Anemia, hipotireoidismo e má absorção de nutrientes também são causas frequentes de unhas fracas ou escamosas.

Como fortalecer as unhas


As razões para o enfraquecimento das unhas podem ir desde deficiências na alimentação até o uso constante de produtos químicos, para deixar as unhas mais fortes e saudáveis é essencial ter alguns cuidados básicos.

Dieta equilibrada

As unhas são feitas de proteínas e podem ser danificadas se o seu corpo estiver recebendo poucos nutrientes. Neste caso, você deve ter uma dieta equilibrada, rica em cálcio, ferro ( vegetais verde-escuros , carne vermelha, ovos e soja), vitaminas B e zinco (nozes, ostras e caranguejos).
Além de melhorar a saúde das unhas, pele e cabelos, uma boa alimentação pode ajudar emagrecer

Tempo no esmalte e unhas postiças

Pelo menos por um curto período de tempo, é importante que você não os pinte para recuperar a hidratação e as deixe respirar sem usar unhas postiças por ao menos 2 dias antes da próxima aplicação.

Evite exposição a produtos químicos

O detergente, alvejantes e outros, causam a desidratação e ressecamento das unhas, o que facilita a quebra. Portanto, ao realizar tarefas que necessitem do uso de produtos químicos, utilize luvas de borracha ou silicone.

Não abuse de acetona 

A acetona resseca as unhas e deixa manchas opacas e brancas na superfície. Quando remover o esmalte com acetona, lave as mãos e passe um hidratante pelas unhas ou troque o seu uso pelo de removedores de esmalte a base de óleos. É extremamente importante que você não deixe o mesmo esmalte nas unhas por muito tempo. Quando você notar que começou a descascar, remova-o.

Base antes do esmalte

A base serve como proteção para as unhas, pois impede que os componentes do esmalte entrem em contato direto com a superfície externa. Além disso, pessoas com unhas fracas devem usar bases contendo nutrientes fortalecedores.

Não elimine totalmente as cutículas

A cutícula protege a base da unha contra a entrada de bactérias e fungos e, portanto, não deve ser eliminada. No entanto, para fins estéticos, tornou-se rotina cortá-lo durante a manicure.

É melhor remover apenas o excesso e certificar-se de esterilizar as ferramentas. Tenha cuidado se você optar por usar uma espátula para empurrar a cutícula,  você pode causar um trauma em sua unha, se você não lidar com isso com cuidado.

Hidratar as unhas

Um prego desidratado é escamado facilmente. Para combater o problema, nada melhor que um bom hidratante. Seu uso promove uma maior maleabilidade das fibras protéicas, impedindo que as unhas quebrem facilmente.

Suplementos e remédios naturais


Você também pode fazer uso de suplementos para unhas fracas a base de Biotina, que é uma vitamina do complexo B que auxilia no metabolismo dos nutrientes e auxilia no processo de formação da queratina, proteína essencial para pele, unhas e cabelos.

As receitas caseiras com remédios remédios naturais para fortalecer as unhas, são uma ótima opção para quem não quer gastar muito e deseja unhas fortes e longas. Alguns exemplos são:

Azeite de oliva

Azeite de oliva
5 gotas de suco de limão

Misture os ingredientes suavemente. Passe essa mistura ao redor das cutículas, acima e abaixo das unhas e ao longo dos dedos. Repita por 7 dias. Você Pode fazer essa receita com outros óleos como o de rícino, amêndoas e rosa mosqueta.

Alho e cravo

Uma base incolor (transparente)
½ alho picado
Um cravo 

Você só tem que colocar tudo dentro do vidrinho da base, misturando com o próprio pincel e pronto! Nova base fortalecedora feita.  Aplique esta base em suas unhas como de costume.

Esses são remédios naturais que ajudam a fortalecer e evitar manchas nas unhas, o risco de alergia é muito pequeno.

E aí meninas, gostaram das dicas? O que fazem para cuidar das suas unhas? Deixe sugestões aqui nos comentários.

Por Thais B. Esmaltecos. (esmaltecos.com.br)

You May Also Like

5 comentários

  1. Confesso que algumas coisas já faço, mas outras tem de ver se começo a fazer
    Beijinhos
    Novo post (Tag | Preferes Isto Ou Aquilo?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre uso essa dica de ficar um tempo sem pintar as unhas pra ela respirar. Adorei o post

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas, estava precisando pois as minhas unhas estão fracas!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir